DSC_0451

Nos dias 18 e 19 de outubro ocorreu o “Seminário Internacional de Escolas da Fronteira Chuí – Chuy”, no Campus Avançado da FURG de Santa Vitória do Palmar. O seminário foi uma realização da equipe PEIF - Programa Escolas Interculturais de Fronteira na FURG, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEX, das Secretarias Municipais da Educação de Santa Vitória do Palmar e Chuí; do Laboratório de Eventos e Turismo - Eventur e Laboratório de Informática e Tecnologia da Informação - Labiti – ambos do curso de Turismo Binacional.

No primeiro dia de evento, pela manhã, a abertura do evento contou com a presença da Pró-reitora de extensão e cultura Rita Patta Rache e autoridades locais. Foi realizada a mesa-redonda “Ensino nos anos iniciais: experiências pedagógicas”, com as professoras Vanise dos Santos Gomes (FURG), Cristina Pureza Duarte Boéssio (UNIPAMPA/Jaguarão) e Prof. Raimundo da Costa Olioni que teve como mediadora a Profª. Daniele Corbetta Piletti (FURG), já contando com a presença dos professores da rede municipal de ensino tanto do município, quanto do Chuí – Chuy.

Já à tarde, foram propostas oficinas paralelas pelos professores integrantes do PEIF/FURG. “Cultura, Patrimônio e Turismo”, foi ministrada pelos professores Fernando Comiran, Ligia Dalchiavon e Vanessa Acosta Azambuja; “Ensino da língua espanhola para brasileiros”, teve como ministrantes as professoras Daniele Corbetta Piletti e Joselma Maria Noal e “Identidades na fronteira Chuí – Chuy”, foi ministrada pelos professores Raimundo da Costa Olioni, Maria da Graça Amaral e Maria Josefina Israel Semino de López.

As atividades do dia 19, também começaram pela manhã, com palestra “Bilinguismo y enseñanza” proferida pela professora Virgínia Orlando (UDELAR - Uruguai), mediada pela Profª. Maria Josefina Israel Semino de López (FURG). Após, foi ofertada pelo Prof. Carlos Machado (FURG), a palestra “Os conflitos educacionais no extremo sul do Brasil e a qualidade no ensino”, que contou com a mediação do Prof. Sírio Lopez Velasco (FURG).

À tarde, a mesa-redonda “Retrospectiva do Programa Escolas Interculturais da Fronteira (PEIF): memórias afetivas” contou com a participação dos professores Paulo Borges (UFPel) e Eliana Sturza (UFSM), sendo mediada pelo Prof. Raimundo da Costa Olioni. O encerramento do seminário se deu com a participação do grupo infantil Bailantes del Chaco, do Ponto de Cultura Jerivarte /FURG, de Santa Vitória do Palmar.