Tendo isso em vista uma proposta interdisciplinar, os professores Fernando Comiran e Ligia Dalchiavon, docentes das disciplinas de Formação da Sociedade Uruguaia I e II e Turismo Histórico, respectivamente, propuseram aos alunos do 3º semestre do curso de Turismo Binacional a saída de campo para a cidade uruguaia de Colonia del Sacramento, para melhor compreensão do que foi estudado nas disciplinas. A atividade aconteceu entre os dias 16 e 18 de junho.
O centro histórico de Colonia del Sacramento é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, a cidade por si só é repleta de relevantes olhares histórico-culturais. Atualmente, apresenta-se como um dos principais destinos turísticos do Uruguai e possui uma proposta interpretativa destinada a apresentação do seu patrimônio histórico ao visitante. A cidade muito mais do que um patrimônio histórico, que preserva suas características arquitetônicas e urbanísticas coloniais, sintetiza, simbolicamente todo o emaranhado de disputas coloniais ou nacionais, que permearam a história da região.
Além do centro histórico, outros pontos da cidade foram explorados e interpretados pelos alunos, futuros turismólogos. A saída de campo foi concluída com êxito e todos manifestaram desejo de retornar a Colonia del Sacramento.