O Edital do processo seletivo pode ser acessado aqui.

 

As inscrições vão de 20/08/2020 a 10/09/2020.

 

Para efetuar a inscrição deve-se preencher o formulário https://forms.gle/XiLKhBwhsFz65dhi6.

 

Os interessados devem escolher um dos quatro eixos de atuação: 

 

Assessoria de Comunicação 

As atividades desenvolvidas em uma assessoria de comunicação estão voltadas para o modo como as instituições estabelecem e gerenciam o relacionamento informacional com o seu público ou públicos em potencial. Nesse sentido, é errôneo afirmar que uma assessoria de comunicação está voltada apenas para atividades de cunho jornalístico, pois compreende diferentes áreas e setores.
Neste eixo é possível explorar as estratégias de construção de conteúdo pertinentes e eficazes para com os seus diferentes públicos, lançando mão de conhecimentos advindos da comunicação, do marketing e das mídias tradicionais, digitais, externas e espontâneas. Além disso, compreende a prática de pesquisa mercadológica e de opinião pública, com o intuito de melhor direcionar a construção de conteúdo e legitimação da imagem e marca de uma instituição.Por fim, observa-se que as áreas de hospitalidade e lazer possuem um grande potencial para o fomento da prática de construção e fortalecimento do relacionamento das marcas/empresas com seus públicos, através diferentes canais comunicacionais utilizados pelos setores Turismo, Hotelaria e Eventos.

Estruturação de rotinas operacionais em hospitalidade

As rotinas operacionais são atividades necessárias a serem desenvolvidas nas organizações públicas ou privadas seguindo os parâmetros exigidos pelo mercado em que atua. É composta por um conjunto de tarefas, serviços, funções, cargos, departamentos e setores estruturados que devem atuar de forma organizada e integrada.
Nesse eixo é possível investigar as medidas e estratégias adotadas na estrutura das rotinas operacionais das empresas do setor de hospitalidade e lazer a partir da emergência de saúde pública causada pela disseminação do coronavírus no mundo e no Brasil. Também nesse eixo é possível contribuir com o setor no contexto nacional propondo ações e estratégias que permita a retomada gradativa das empresas ao mercado.

Desenho de experiências turísticas

O turismo contemporâneo é marcado pela valorização da experiência com valor simbólico. Mais do que um conjunto de serviços e bens os visitantes buscam participar e mergulhar em uma alteridade. Algumas tendências neste sentido são a gamificação, o storytelling, a interação e a segmentação por nichos. Assim, este eixo está centrado em pensar como transformar potenciais ativos turísticos em experiências possíveis de serem ofertadas a visitantes, considerando a dimensão do programa de viagem, da operacionalização do projeto de visitam, bem como os aspectos comerciais deste produto em um mercado competitivo.

Estudos e análises aplicadas às áreas de eventos, hospitalidade, lazer, turismo e temas afins

A hospitalidade envolve o processo de interação humana em âmbito doméstico, urbano, comercial e virtual. Nesse contexto, as atividades abrangem o planejamento, organização e execução de práticas, relacionadas ao "bem receber", tais como: campanhas de sensibilização para prática da hospitalidade, qualificação técnica, entre outros. Tal proposta, tem relação com as áreas de turismo, eventos, lazer, gastronomia e hotelaria. Este eixo envolve pesquisas aplicadas ao desenvolvimento de saberes relativos às áreas de eventos, hospitalidade e turismo, bem como temas correlatos. Estão aqui, por exemplo, análises de indicadores, estudos de inteligência de mercado.