NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CÂMPUS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO
COMITÊ ASSESSOR DO CURSO DE TURISMO BINACIONAL
NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO BINACIONAL
CONTEXTUALIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Previsto em sua estrutura curricular o curso de Bacharelado em Turismo Binacional estabelece a obrigatoriedade da efetivação de “atividades complementares”, as quais visam oportunizar a realização de trabalhos extra-curriculares e atividades teórico-práticas provenientes da participação dos acadêmicos em eventos científicos, projetos de ensino, pesquisa e extensão, estágios extra-curriculares e outras atividades de cunho acadêmico-científico e profissional que constituem possibilidades de complementação da sua formação em nível superior.
As “atividades complementares” deverão ser realizadas ao longo do curso com o objetivo de propiciar a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, a fim de qualificar a formação acadêmica e profissional do futuro Bacharel em Turismo, e atendendo a Resolução CNE/CES nº 13, de 24 de novembro de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo, a qual apresenta que:
Art. 8º As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente acadêmico, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho, com as peculiaridades das diversas áreas ocupacionais que integram os segmentos do mercado do turismo, bem assim com as ações culturais de extensão junto à comunidade.
Parágrafo único. As Atividades Complementares se constituem componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do formando, sem que se confundam com estágio curricular supervisionado.
De acordo com a Deliberação Nº 063/2009, do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração – COEPEA –, da Universidade Federal do Rio Grande, de 7 de agosto de 2009, que dispõe sobre a criação do curso de graduação em Turismo Binacional, compõe a carga horária do curso a realização de 150 horas de atividades complementares como requisito obrigatório para a obtenção do título de Bacharel em Turismo.
NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Art. 1º Atividades complementares são as distintas atividades realizadas para cada aluno ao longo do curso, as quais complementem a sua formação.
Art. 2º As atividades deverão ser propostas por professores, alunos do curso, Diretório Acadêmico, Programa de Educação Tutorial – PET, Laboratório de Pesquisa em Turismo – LATUR; bem como outras Instituições de Ensino Superior; Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação em Turismo, Órgãos oficiais e secretarias de Turismo; Entidades e/ou Empresas legalizadas, públicas ou privadas, ligadas à área do Turismo e Hospitalidade; Associações de classe ou Órgãos representativos de Estudantes e/ou Bacharéis em Turismo; ou outros que estejam vinculados com o Turismo e a Hospitalidade.
Art. 3º É de responsabilidade do aluno apresentar o “relatório das atividades complementares” (modelo Anexo 1) e a comprovação de cada documento acompanhada da “Ficha para integralização de Atividade Complementar” (modelo Anexo 2) durante o semestre letivo em que o aluno encontra-se na situação de “provável formando”, previamente indicado (colocar “a” se estiver concordando com “a situação) pelo(a) Coordenador(a) do Curso, de acordo com o Calendário Universitário vigente.
Art. 4º Ao final do curso o aluno deverá ter integralizado, no mínimo 150 (cento e cinquenta) horas de atividades complementares. Recomenda-se um teto de 300 (trezentas) horas para a integralização.
Art. 5º Todas as atividades apresentadas deverão ser comprovadas mediante a apresentação do certificado ou atestado original acompanhado de uma cópia xerográfica do mesmo, emitido pelo promotor da atividade ou evento, sendo os originais imediatamente devolvidos ao aluno. Somente serão aceitos certificados contendo: i) o número de registro em livro de registro de certificados, ou ii) contendo a chave de certificação ou autenticidade emitida pelo Órgão, Pró-reitoria, Universidade, Instituição ou outro, ou, iii) assinatura de responsável pela atividade a ser integralizada.
Art. 6º A comprovação de participação em projetos ou programas de ensino, pesquisa e extensão deverá vir acompanhada de parecer do professor orientador e/ou responsável contendo o número de registro do projeto na pró-reitoria competente ou o número de Ata do Conselho da Unidade em que o Projeto ou Programa foi aprovado.
Art. 7º A comprovação das publicações dar-se-á por meio da apresentação da primeira página da publicação acompanhada de sumário da publicação e ficha catalográfica (obrigatória para livros e capítulos de livro) e fotocópia do CD-rom (para anais de eventos) ou link da publicação (para artigo de periódico ou anais de eventos online).
Art. 8º Os estágios extra-curriculares deverão ser devidamente registrados na Universidade através da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE e o acadêmico deverá entregar uma cópia do Termo de Compromisso do estágio não obrigatório segundo o modelo disponibilizado pela PRAE e uma cópia do relatório de estágio, caso já tenha sido finalizado, ou do plano de trabalho das atividades realizadas na vigência do mesmo.
Parágrafo único: Estágio extra-curricular, remunerado ou não, desde que seja realizado em entidades, empresas, secretarias ou outros, de ordem pública ou privada, e que seja comprovada as atribuições do estagiário em atividades vinculadas ao turismo e/ou à hospitalidade.
Art. 9º Consideram-se “Atividades Complementares” os seguintes itens, com sua avaliação de carga horária desde que desenvolvidas na área de Turismo ou Hospitalidade, ou áreas afins.
- Bolsas:
- de Trabalho – 40h por semestre letivo completo;
- de Monitoria – 40h por semestre por semestre letivo completo;
- de Iniciação Científica – 40h por semestre letivo completo;
- de Extensão– 40h por semestre letivo completo;
- Voluntária – 40h por semestre letivo completo;
- Programa de Educação Tutorial – PET (Bolsista ou voluntário) – 40h por semestre letivo completo.
- Participação em projeto ou programa de ensino, pesquisa ou extensão - 40h por semestre letivo completo.
Parágrafo único: a participação não deve ser vinculada a Projetos ou Programas aos quais o aluno esteja vinculado à bolsa de monitoria, e/ou permanência, e/ou extensão, e/ou iniciação científica, e/ou PET, pois as atividades serão integralizadas nas categorias bolsa para que não haja dupla integralização da atividade.
- Realização de estágio extra-curricular: carga horária total do estágio dividida por 2.
- Participação em eventos – Seminários, Congressos, Semanas Acadêmicas, Fóruns, Festivais, Colóquios, Jornadas ou similiares, como ouvinte: carga horária da atividade, conforme comprovante apresentado.
- Participação em eventos – Seminários, Congressos, Semanas Acadêmicas, Fóruns, Festivais, Colóquios, Jornadas ou similiares, como apresentador de trabalho: carga horária total da atividade, conforme comprovante apresentado; ou, em não constando tal informação, atribui-se carga horária de 10h por trabalho.
- Participação em eventos – Seminários, Congressos, Semanas Acadêmicas, Fóruns, Festivais, Colóquios, Jornadas ou similiares, como membro de comissão acadêmica ou científica de organização de eventos, ou apoio técnico na operacionalização de eventos: carga horária da atividade dividida por dois.
- Publicações:
- trabalhos completos em anais de eventos – 30h por trabalho;
- resumos expandidos em anais de eventos – 20h por trabalho;
- resumos em anais de eventos – 10h por trabalho;
- publicação ou organização de livro (independentemente de coautoria) – 60h por obra;
- artigos completos ou resenha em periódicos científicos com Comissão Editorial – 40h por trabalho;
- capítulos de livros com ISBN – 50h por trabalho;
- artigos ou colunas em edições noticiosas (jornais ou revistas) – 10h por publicação.
- Realização de cursos de curta duração:
- cursos de qualificação, presenciais ou online – carga horária total do curso;
- cursos de extensão, presenciais ou online, promovidos por Instituições de Ensino Superior – carga horária total do curso.
- Atividades para as quais a Universidade estabeleça convênio, como, por exemplo, Mesários Voluntários.
Art. 10º Cada tipo de atividade (itens dos parágrafos 1 a 9 do Art. 9º), poderá representar até 2/3 das horas necessárias à integralização das atividades complementares (100 horas). As horas restantes deverão ser integralizadas por meio da comprovação da realização de atividades de outras categorias.
Art. 11º Nenhuma atividade direta ou indireta que integre o plano de trabalho do “Estágio curricular obrigatório”; do “Trabalho de Conclusão de Curso” ou de disciplinas do QSL do curso será aceita como atividade complementar.
Art. 12º A avaliação da proposta de integralização de atividades complementares será realizada pela Secretaria do Câmpus no prazo de 7 (sete) dias úteis para a disponibilização do resultado no Sistema Acadêmico, mediante homologação do(a) Coordenador(a) do Curso.
Art. 13º Os casos não previstos serão analisados, avaliados e terão parecer emitido pela Coordenação de Curso e/ou pelo Comitê Assessor do Curso.
Art. 14º Esta norma passa a vigorar a partir do 2º semestre letivo de 2015.
ANEXO 1 – MODELO DE RELATÓRIO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
O relatório deverá ter a seguinte estrutura:
- CAPA (DE ACORDO COM A ABNT)
- FOLHA DE ROSTO (DE ACORDO COM A ABNT)
- ANÁLISE:
Nome do aluno:.............................................................................................
Matrícula:......................................................................................................
Data: ........./......../.........
Solicitação
Venho solicitar à Coordenação de Curso a avaliação necessária para a integralização das 150 horas de Atividades Complementares integrantes da carga horária do curso de Turismo Binacional, referentes às atividades apresentadas neste relatório.
__________________________
Assinatura do aluno
PARA CONTROLE INTERNO
DATA DE RECEBIMENTO: ........./......../.........
RECEBIDO POR: ....................................................................................
NOME DO ALUNO: ....................................................................................
________________________________
Assinatura do recebedor
_______________________________________________________________
PROTOCOLO DE ENTREGA
NOME DO(A) ALUNO (A): ....................................................................................
DATA DE RECEBIMENTO: ........./......../.........
RECEBIDO POR: ....................................................................................
________________________________
Assinatura do recebedor
ANEXO 2 - FICHA DE SOLICITAÇÃO DE AVALIAÇÃO DE
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
CURSO DE TURISMO BINACIONAL
TIPO DE ATIVIDADE:
- Bolsas:
- de Trabalho ( )
- de Monitoria ( )
- de Iniciação Científica ( )
- de Extensão ( )
- Voluntária ( )
- Programa de Educação Tutorial – PET ( )
- Participação em
- projeto de
( ) ensino
( ) pesquisa
( ) extensão
- programa de
( ) ensino
( ) pesquisa
( ) extensão
- Realização de estágio extra-curricular: ( )
- Participação em eventos como ouvinte ( )
- Participação em eventos como apresentador de trabalho ( )
- Participação em eventos como membro de comissão acadêmica ou científica ( )
- Publicações:
- trabalhos completos em anais de eventos ( )
- resumos expandidos em anais de eventos ( )
- resumos em anais de eventos ( )
- publicação ou organização de livro ( )
- artigos completos ou resenha em periódicos científicos com Comissão Editorial ( )
- capítulos de livros com ISBN ( )
- artigos ou colunas em edições noticiosas (jornais ou revistas) ( )
- Realização de cursos de curta duração:
- cursos de qualificação ( )
- cursos de extensão promovidos por Instituições de Ensino Superior ( )
- Atividades para as quais a Universidade estabeleça convênio, tais como Mesários Voluntários, Fiscal de Vestibular, entre outros ( )
Título da atividade: ...............................................................................................
...............................................................................................................................
Promotor: .......................................................................................................
Período de Realização:........................................................................................
Carga horária da atividade:...................................................................................
Local da Atividade:................................................................................................
Descrição da atividade: ........................................................................................
...............................................................................................................................
...............................................................................................................................
HORAS INTEGRALIZADAS (para uso interno): ______h
Arquivo para dowload disponível em: normascomplementares em PDF.
TURNO DE FUNCIONAMENTO
O turno de funcionamento do curso de Turismo Binacional é noturno, quando são ministradas as disciplinas obrigatórias e optativas. O acadêmico, ao longo do curso, também poderá ter nos turnos da manhã e da tarde a oferta de disciplinas optativas, atividades de ensino, extensão e pesquisa além de estágio curricular e saídas de campo.
CARGA HORÁRIA TOTAL
- CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 2310h
- CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS OPTATIVAS: 180h
- CARGA HORÁRIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 150h
- CARGA HORÁRIA TOTAL: 2640h
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
Tempo mínimo – 8 semestres
Tempo máximo – 14 semestres
HORÁRIOS TURISMO
Os horários para o primeiro semestre de 2016 ainda não estão disponível no site.
Disciplinas e Ementas
1. Disciplina: FUNDAMENTOS TÉORICOS DO TURISMO E DA HOSPITALIDADE
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Estudo introdutório do Turismo e da hospitalidade, envolvendo abordagem teórica de conceituações, definições, temáticas e problemáticas em torno do tema do turismo e da hospitalidade. Infraestrutura turística: equipamentos e serviços, meios e serviços de hospedagem, classificação oficial e classificação extraoficial, meios e serviços de alimentação, serviços de entretenimento, agências de turismo, transportadoras e trade.
2. Disciplina: HISTÓRIA DO TURISMO E DA HOSPITALIDADE
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Noções gerais da história das sociedades, com ênfase para as modernas e contemporâneas. Raízes do Turismo e da hospitalidade: atividades coletivas que antecederam às práticas turísticas e de lazer. Afirmação e consolidação da hospitalidade e do turismo como prática inerente às sociedades humanas. História da alimentação e dos serviços turísticos e dos meios de hospedagem. História da hospitalidade.
3. Disciplina: POLITICAS PÚBLICAS DO TURISMO E DA HOSPITALIDADE
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: O papel do Estado no incentivo às atividades turísticas e da hospitalidade. O Turismo e a hotelaria no contexto das planificações socioeconômicas de cunho estatal. A incorporação do Turismo, hospitalidade, eventos e lazer às políticas e práticas governamentais. Gestão de verbas públicas na organização das práticas turísticas e do fomento aos meios de hospedagem e organização de eventos.
4. Disciplina: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Lotação: ICEAC
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Administração como ciência. Contexto histórico e o surgimento da Teoria da Administração. As organizações como objeto da Administração. Enfoques teóricos da Administração. Funções de Administrador.
5. Disciplina: HISTÓRIA PLATINA
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Estudo do processo de ocupação e formação da região platina colonial. Suas fronteiras e as disputas dos impérios coloniais ibéricos. A formação e consolidação dos Estados nacionais platinos. Aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais do espaço platino contemporâneo.
6. Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS I
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Conceitos, definições, tipologia, caracterizações e fundamentações de eventos. Operacionalização dos espaços e serviços do meio de hospedagem para a realização de eventos. Operacionalização do evento.
7. Disciplina: CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS AO TURISMO E A HOSPITALIDADE I
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Fundamentos sociológicos aplicados ao turismo, a hospitalidade e aos eventos. Perspectivas multidisciplinares. Articulações sociológicas e sociais no planejamento e na gestão do turismo, dos meios de hospedagem e dos eventos.
8. Disciplina: AGÊNCIA DE VIAGENS E TRANSPORTES
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Evolução dos transportes. Modais de transportes turísticos. Agências de Turismo: histórico, evolução, classificação, organização, estrutura. Roteiros turísticos.
9. Disciplina: INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÔNIO
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Fundamentos teóricos e princípios da interpretação do patrimônio. Interpretação e turismo. Plano interpretativo. Sinalização turística.
10. Disciplina: TURISMO E COMUNICAÇÃO
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: O processo de comunicação e suas linguagens. Linguagem publicitária e o uso de imagens e o turismo. Estratégias de comunicação no turismo.
11. Disciplina: CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS AO TURISMO E A HOSPITALIDADE II
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Pré-requisito: CIÊNCIAS HUMANAS APLICADAS AO TURISMO E A HOSPITALIDADE I
Ementa: Fundamentos antropológicos voltados ao turismo, a hospitalidade e aos eventos. Perspectivas multidisciplinares. Articulações antropológicas no planejamento e na gestão do turismo, dos meios de hospedagem e dos eventos. A contribuição da Antropologia e da Ciência Política para a compreensão dos fenômenos culturais e sociais.
12. Disciplina: MEIOS DE HOSPEDAGEM I
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Fundamentos dos meios de hospedagem, conceitos, classificações. Estudo dos meios de hospedagem, de acordo com a classificação e tipo de administração. Tipologia e características dos meios de hospedagem. Sistema hoteleiro. Serviços na hotelaria. Equipamentos. Operações de hospedagem e serviços de hóspedes. Tipologia: pousadas, resorts, apart-hotel, camping, pensões, hotéis, hostel, motéis, hotel flutuante e outras modalidades. Classificação de hospedagem de acordo com a MTUR e ABIH. Diferenciação de redes e cadeias hoteleiras.
13. Disciplina: TURISMO, MOTIVAÇÃO E COMPORTAMENTO
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Ementa: História do comportamento do turista. Motivação e comportamento do consumidor turístico. Psicologia do turismo. Relações humanas e trabalho.
14. Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Lotação: ICEAC
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Planejamento de pessoas. Modelagem do trabalho. Captação de pessoas. Capacitação de pessoas. Qualidade de vida e saúde no trabalho. Remuneração de pessoas. Avaliação de pessoas. Indicadores da gestão de pessoas.
15. Disciplina: PRINCÍPIOS DE MARKETING DE SERVIÇOS
Lotação: ICEAC
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Processo de marketing: análise das oportunidades e ameaças de mercado; seleção dos mercados-alvo; mensuração e previsão da demanda; segmentação e posicionamento de mercado; desenvolvimento do composto de marketing; gerenciamento do esforço de marketing (planejamento, implementação e controle). Características dos serviços. Classificações em serviços. Composto de marketing ampliado para serviços: produto/serviço, preço, localização, promoção, pessoas, processos, tangibilidades (evidências físicas). Marketing de relacionamento, Falhas e recuperação em serviços.
16. Disciplina: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Práticas sustentáveis na hospitalidade.
17. Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Lotação: ICEAC
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: A função financeira nas organizações. A gestão do capital de giro e administração do fluxo de caixa. Fontes de financiamento e decisões de investimento a curto e longo prazo. Margem de contribuição, custos fixos, custos variáveis, ponto de equilíbrio e análise custo-volume-lucro. Análise diferencial de custos e receitas. Formação de preços de produtos e serviços.
18. Disciplina: ALIMENTOS E BEBIDAS
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Gerência e práticas em alimentos e bebidas.
19. Disciplina: HOSPITALIDADE E LAZER
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Histórico e evolução do lazer. Aspectos conceituais do lazer e da recreação. Valores e conteúdos do lazer. Educação para o lazer. Ócio, Ócio criativo, tempo livre.
20. Disciplina: TURISMO E TERRITÓRIO
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Relações entre turismo e geografia. O uso dos espaços pelo turismo. Território e territorialidade. Fronteiras. Georeferenciamento.
21. Disciplina: PLANO DE NEGÓCIOS
Lotação: ICEAC
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Estrutura de um plano de negócios. Conceituação: visão, missão, objetivos e metas. Análise de ambiente: externo e interno. Descrição do Negócio. Aspectos dos planos estratégicos: de marketing, de gestão de pessoas, de operações, financeiro. Aspectos jurídicos e tributários.
22. Disciplina: TURISMO, CADEIA PRODUTIVA E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Considerações epistemológicas sobre Segmentação. Segmentação em Turismo: Panorama atual. Segmentos emergentes no Brasil. Aplicação dos conceitos de cadeira produtiva e rede de negócios na geração de vantagens competitivas na atividade turística.
23. Disciplina: LEGISLAÇÃO DO TURISMO
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: O Turismo como escopo de metas estatais. Leis e atos governamentais em torno de questões turísticas. As diversas ramificações do Direito e suas aplicabilidades em relação ao Turismo. O gerenciamento e os usuários do Turismo diante do Direito do Consumidor.
24. Disciplina: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM TURISMO I
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: O Turismo como objeto de pesquisa. Empirismo e cientificismo. Planejamento da pesquisa. Estabelecimento de metas. Revisão bibliográfica. Definição do objeto documental. Especificação de amostragens. Metodologia e Teoria na construção do conhecimento acerca do Turismo.
25. Disciplina: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM TURISMO II
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: A elaboração do projeto de pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa sob uma perspectiva multidisciplinar. Pesquisa experimental. A coleta de dados. A análise dos dados. A avaliação da pesquisa. A preparação para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Turismo.
26. Disciplina: PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS TURÍSTICOS
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Planificação em Turismo. Projetos públicos e privados na realização do Turismo. O lugar do Turismo na conjuntura das metas e planificações estruturais nacionais. Perspectivas multidisciplinares na organização de projetos turísticos. A elaboração de roteiros turísticos. O profissional do Turismo, o empreendedorismo e a edificação de projetos.
27. Disciplina: GESTÃO E PLANEJAMENTO DO TURISMO I
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Planejamento e gestão de pessoal. Formação profissional e mercado de trabalho. Análise e perspectiva de público alvo. Estudo dos interesses e comportamentos dos consumidores de Turismo. Contínua qualificação profissional dos agentes sociais de Turismo. Ética social/profissional e responsabilidade social na formação dos recursos humanos.
28. Disciplina: GESTÃO DE PLANEJAMENTO DO TURISMO II
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Organização e planificação administrativa empresarial. Gerenciamento de negócios e empreendedorismo. Empirismo, amadorismo e profissionalismo na prestação de serviços turísticos. Análises de viabilidade de mercados. Qualidade na prestação de serviços. Inventários nas ofertas de oportunidades turísticas. Planejamento para obtenção, captação e gestão de recursos.
29. Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 120 h/a
Carga horária semanal: 8 aulas
Créditos: 8
Ementa: Detalhamento definitivo da planificação da pesquisa. Execução final do projeto de pesquisa. Elaboração e defesa de trabalho monográfico ou estudo de caso.
30. Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 120 h/a
Carga horária semanal: 8 aulas
Créditos: 8
Ementa: Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso. Culminância acadêmica das experiências desenvolvidas durante o Curso no constante contato com as práticas turísticas. Contato com a realidade profissional – alcances e limites da profissão.
31. Disciplina: SOCIEDADE E CULTURA POPULAR
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: A cultura popular como fator de criação de identidades nacionais/regionais. Usos, costumes e tradições na edificação das sociedades humanas. O Turismo e as manifestações artístico-culturais. O folclore e a sua relevância como atrativo turístico. Tradicionalismos e regionalismos como fatores motores do Turismo.
32. Disciplina: TURISMO, HISTÓRIA, AMBIENTE E ENSINO
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: A articulação entre Turismo, História e Ambiente no meio educacional. Noções de patrimônio histórico-ambiental na escola. O Turismo como instrumento didático-pedagógico. O estudante como agente social do Turismo. A educação como motor para a preservação do patrimônio turístico.
33. Disciplina: HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Fundamentos teóricos das relações internacionais. Relações entre os Estados e os povos e entre os indivíduos que compõem tais povos – intercâmbio de produtos e de serviços, troca de ideias, jogo de influências recíprocas entre as formas de civilização, manifestações de simpatias ou de antipatias. Contexto internacional do século XIX – a preeminência britânica. Relações internacionais brasileiras e uruguaias no século XIX.
34. Disciplina: HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS II
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Estudo, no campo das interações entre as nações, das condições históricas e geográficas, os movimentos demográficos, os interesses econômicos e financeiros, os traços da mentalidade coletiva, as grandes correntes sentimentais, as forças profundas que formaram o quadro das relações entre os grupos humanos e, em grande parte, lhes determinaram o caráter. Contexto internacional do século XX – a hegemonia norte-americana. Relações internacionais brasileiras e uruguaias no século XX.
35. Disciplina: INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Os condicionantes histórico-sociais e político-culturais dos projetos integracionistas latino-americanos. Alcances e limites da integração. As rivalidades regionais e os interesses econômicos como barreiras à integração. Livre comércio, desenvolvimento integrado e mercado comum. Tendências contemporâneas da integração latino-americana e o papel das nações brasileira e uruguaia.
36. Disciplina: FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA I
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Fundamento sócio históricos da formação da sociedade brasileira até o século XIX. Sociedades pré-coloniais. Inserção do Brasil no contexto colonial europeu. Formação territorial brasileira. A formação do Estado Nacional Brasileiro. O Brasil Imperial. A transição da Monarquia à República.
37. Disciplina: FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA II
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Fundamentos sócio históricos da formação da sociedade brasileira do século XX à atualidade. O modelo oligárquico. As transformações da década de trinta. Estado Novo. Democratização. Governos Populistas. Ditadura militar. Redemocratização. Nova República. Tendências do Brasil atual.
38. Disciplina: HISTÓRIA REGIONAL I
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Fundamentos sócio-históricos da formação da sociedade rio-grandense desde a época colonial ao final do século XIX. Disputas luso-hispânicas pelo território extremo-sul americano. A história rio-grandense-do-sul sob o prisma fronteiriço ao longo do Estado Nacional Imperial e na transição à República.
39. Disciplina: FORMAÇÃO DA SOCIEDADE URUGUAIA I
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Fundamentos sócio-históricos da formação da sociedade uruguaia até o século XIX. Sociedades pré-coloniais. A inserção da Banda Oriental no contexto da expansão colonial européia. As transformações do início do século XIX e as repercussões na América Hispânica. A intervenção brasileira e a Província Cisplatina. A Guerra da Cisplatina e a independência uruguaia. A formação da República Oriental do Uruguai.
40. Disciplina: FORMAÇÃO DA SOCIEDADE URUGUAIA II
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Fundamentos sócio-históricos da formação da sociedade uruguaia do século XX à atualidade. A afirmação do Estado Nacional Uruguaio. As disputas político-partidárias. A consolidação da República Oriental. Implantação do modelo ditatorial. A redemocratização. Tendências contemporâneas da sociedade uruguaia.
41. Disciplina: FUNDAMENTOS SOCIOECONÔMICOS DA FRONTEIRA EXTREMO-MERIDIONAL SUL-AMERICANA
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Ementa: Estudo dos contatos de povos e Estados brasileiro e uruguaio através das fronteiras nacionais. Contatos dos Estados em função de seus respectivos interesses. A natureza dos objetivos e interesses nacionais nesses contatos, na qual se desenvolve um misto de conflito, concorrência e cooperação, envolvendo paz e guerra, amizade e inimizade. Os condicionantes socioeconômicos das sociedades brasileira e uruguaia a partir do espaço fronteiriço.
42. Disciplina: FUNDAMENTOS POLÍTICO-IDEOLÓGICOS DA FRONTEIRA EXTREMO-MERIDIONAL SUL-AMERICANA
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Estudo dos processos históricos pelos quais os indivíduos e grupos ideológicos ou de interesse atuam diretamente nas inter-relações entre os Estados. A política internacional em sua preocupação com as relações entre todos os grupos na medida em que afetam a sociedade internacional. Os condicionantes político-ideológicos das sociedades brasileira e uruguaia a partir do espaço fronteiriço.
43. Disciplina: FUNDAMENTOS CULTURAIS E AMBIENTAIS DA FRONTEIRA EXTREMO-MERIDIONAL SUL-AMERICANA
Lotação: ICHI
Caráter: OBRIGATÓRIA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: As relações internacionais entre dois países lindeiros envolvendo além dos contatos Estado a Estado, também sociedade – sociedade, gerando um giro das mercadorias ou dos capitais, dos movimentos migratórios ou ainda da circulação de idéias, assim como orientando as correntes sentimentais. Estudo dos condicionantes culturais e ambientais das sociedades brasileira e uruguaia a partir do espaço fronteiriço.
44. Disciplina: TURISMO, MEMÓRIA SOCIAL E MUSEUS
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 45 h/a
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Ementa: A edificação de espaços sociais que estimulem o revivificar da memória coletiva. O Turismo como fator de resgate da memória social. O papel dos museus como atração turística. Planejamento e gestão do Turismo a partir da presença dos museus. Organização de projetos turísticos envolvendo a memória social.
45. Disciplina: TURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 45 h/a
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Ementa: O desenvolvimento sustentável como uma perspectiva global, estrutural e conjuntural de progresso das sociedades. O Turismo como fator motor essencial às práticas de desenvolvimento sustentável. Articulação entre ambiente e sociedade na promoção de um Turismo ecologicamente sustentável. Ações públicas e privadas voltadas ao desenvolvimento sustentável através do Turismo.
46. Disciplina: PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Noções básicas acerca do patrimônio material e imaterial. Discussão da noção de patrimônio a partir de uma perspectiva abrangente e de suas relações com os conceitos de cultura, memória e identidade. Será debatida a oposição patrimônio tangível x patrimônio intangível, bem como os usos e os conflitos em torno das noções de patrimônio material.Serão abordados, ao analisar a questão no Brasil, aspectos históricos desse patrimônio. Referências culturais e patrimônio imaterial, sua relação com patrimônios materiais e naturais. Construção das políticas nacionais de referência para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.
47. Disciplina: GEO-HISTÓRIA E TURISMO I
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa:Noções de geo-história. O espaço e o meio ambiente. Elementos da Paisagem Natural. Representação cartográfica. O papel da cartografia na identificação dos lugares turísticos.
48. Disciplina: GEO-HISTÓRIA E TURISMO II
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: O devir histórico das sociedades e as inter-relações com o ambiente. Formação geo-histórica das sociedades urbanas e o turismo. Formação geo-histórica das sociedades rurais e o turismo.
49. Disciplina: TÉCNICAS DE RECEPÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Conceitos e fundamentações em técnicas de recepção. Procedimentos e rotinas de recepção em meios de hospedagem Serviços de Front oficce: recepção, concierge, business Center, portaria, telefonia, reservas. Check in e Check out. Atendimento ao público e soluções de conflitos. Técnicas de trabalho e organização de recepção. Técnicas de Reservas e Vendas na recepção. Ferramentas de Trabalho. Administração e Legislação de recepção. Operacionalização de recepção nos meio de hospedagem.
50. Disciplina: MEIOS DE HOSPEDAGEM II
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Pré-requisito: Meios de hospedagem I
Ementa: Planejamento e organização de serviços em meios de hospedagem. A empresa hoteleira. Gerenciamento de apartamentos. Planejamento e instalações dos serviços de hospedagem. Organização e supervisão dos serviços de hospedagem. Gestão de serviços de hospedagem. Operacionalização de setores: recepção, reservas, comercialização, governança, cozinha, alimentos e bebidas, eventos, recreação e lazer, custos hoteleiros, sistemas informatizados. Avaliação da satisfação dos clientes quanto à qualidade dos produtos e serviços de hospedagem prestados.
51. Disciplina: VENDAS E RESERVAS EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Processos e rotinas do setor de reservas em meios de hospedagem Reservas: tipos, características e conceitos. Operacionalização e comercialização dos espaços e serviços do meio de hospedagem. Técnicas de trabalho e organização de reservas. Alfabeto fonético e terminologias internacionais.
52. Disciplina: GOVERNAÇA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Conceitos e práticas de governança. Estrutura e fluxograma de trabalho. Controle de têxteis e produtos. Sistema Informatizado de Governança. Manutenção e Decoração nos meios de hospedagem. Higiene e Segurança no trabalho. Técnicas de trabalho e organização de camareira, lavanderia e limpeza. Rouparia de andar.
53. Disciplina: SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM
Lotação: I CHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Organização, planejamento, gestão de serviços de alimentação. Estudos introdutórios dos alimentos: grupos, preparo e arrumação. Interpretação e combinações dos tipos, características, especialidades alimentares para cardápios.
54. Disciplina: FUNDAMENTOS DO EMPREENDEDORISMO
Lotação: ICEAC
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Conceitos de empreendedorismo. Fatores restritivos e propulsores ao empreendedorismo. O papel econômico dos novos negócios. Atividade empreendedora como opção de carreira. Análise de ameaças e oportunidades.
55. Disciplina: QUALIDADE E SEGURANÇA
Lotação: ICHI
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Noções de segurança e primeiros socorros. Gerenciamento de crises e conflitos.
56. Disciplina: GASTRONOMIA
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4aulas
Créditos: 4
Ementa: Técnicas básicas de gastronomia. Organização da cozinha. Reconhecimento, cortes e principais preparações com aves, bovinos, peixes e frutos do mar. Tipos de conservas, geléias e massas.
57. Disciplina: ENOLOGIA
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Conceitos básicos de enologia. Classificação, técnicas e armazenamento de vinhos. O vinho na gastronomia. Serviços de vinho. Técnicas de degustação.
58. Disciplina: COQUETELARIA
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 45 h/a
Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3
Ementa: Estudo da origem e produção de bebidas destiladas, fermentadas e compostas, bem como as técnicas de preparo e serviços de coquetéis e drinks. História da coquetelaria e das bebidas. Categoria e decoração dos coquetéis. Práticas de elaboração de coquetéis.
59. Disciplina: COMUNICAÇÃO EM MARKETING
Lotação: ICEAC
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Pré-requisito: não tem
Ementa: Processo de comunicação. Comunicação integrada de marketing. Plano de Comunicação. Mix promocional: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas, merchandising, patrocínio. Comunicação digital. Controle do esforço de comunicação.
60. Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS EM MARKETING
Lotação: ICEAC
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Aprofundamento de temas tratados na disciplina de marketing de serviços. Análise de tendências teóricas e práticas em marketing. Realização de seminários em marketing.
61. Disciplina: CERIMONIAL E PROTOCOLO
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Conceitos, definições e rotinas de cerimoniais e protocolos.
62. Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS II
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVA
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Princípios de planejamento e infraestrutura logística em eventos. Técnicas básicas no processo de mídias em eventos.
63. Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS III
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVO
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Procedimentos na organização de eventos sociais, esportivos, de moda e de negócios.
64. Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS IV
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVO
Carga horária total: 60 h/a
Créditos: 4
Ementa: Procedimentos na organização de eventos científicos, acadêmicos e governamentais.
65. Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS V
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVO
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Procedimentos na organização de eventos feiras, exposições, festivais, eventos musicais, megaeventos.
66. Disciplina: VIAGEM E ALTERIDADE
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVO
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Relações entre narrativas de viagem e a configuração de lugares e paisagens. As fronteiras e as representações da identidade e da diferença cultural. As relações entre viagem e alteridade. A criação do imaginário e da identidade do lugar nas narrativas dos textos literários. Fronteiras e literatura. A representação da viagem e do viajante.
67. Disciplina: TURISMO RURAL
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVO
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Conceitos e definições de Turismo Rural e suas tipologias e segmentações. Histórico e evolução do Turismo Rural. Planejamento do Turismo em espaços rurais.
68. Disciplina: PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO
Lotação: ICHI
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Turismo arqueológico. Turismo paleontológico. Os sítios arqueológicos, os museus e o repatriamento. Os museus de arqueologia e paleontologia. Educação patrimonial na arqueologia.
69. Disciplina: TURISMO NÁUTICO
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVO
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: O segmento do turismo náutico: evolução histórica e tendências. Os tipos de turismo náutico. O planejamento do turismo náutico. Infraestrutura, equipamentos e serviços para o turismo náutico.
70. Disciplina: ECOTURISMO
Lotação: ICHI
Caráter: OPTATIVO
Carga horária total: 60 h/a
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Ementa: Introdução a teoria e conceitos sobre ecoturismo. Recursos naturais como recursos turísticos. Turismo em áreas protegidas. Impactos da prática do ecoturismo.
Observação: as distintas disciplinas optativas serão ofertadas conforme disponibilidade.